As melhores frutas e legumes para cachorros

Atualmente muitos tutores de cães têm inserido alimentos naturais, como frutas e legumes na dieta dos pets, diminuindo ou abolindo de vez o uso de rações industrializadas. Longe de conservantes, as frutas e legumes são extremamente benéficas e essenciais à nutrição alimentar dos seres humanos, mas será que esses alimentos podem ser oferecidos aos animais?

Essa é uma das questões que cercam donos de cães. A fim de sanar dúvidas e esclarecer sobre a inclusão de frutas e legumes para cachorro, selecionamos alguns alimentos que podem ser oferecidos aos cães, garantindo-lhes uma alimentação saudável e balanceada. Confira!

Benefícios e cuidados
Uma alimentação adequada, que inclui frutas, verduras, legumes e cereais reduz o risco de desenvolvimento de doenças, bem como assegura que o organismo funcione bem. Para a saúde dos cães, os alimentos naturais são muito bons e evitam o surgimento de problemas nas articulações e de circulação.

A médica veterinária Úrsula Raquel da Silva, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá, conta que atualmente a procura pela inclusão de alimentos naturais na dieta canina tem aumentado: “esse apelo tem crescido diante da preocupação com alimentos de qualidade que atendam as necessidades nutricionais dos animais”, afirma.

O gosto alimentar dos cães é bem diferente do nosso, por isso, é possível que eles não gostem de alguns alimentos, seja pelo cheiro ou sabor. No entanto, aconselhamos que faça o experimento e descubra o paladar do seu pet.

Antes de oferecer comida natural ao animal é importante tomar alguns cuidados. Por exemplo, os alimentos devem ser cozidos e triturados antes de serem fornecidos, ajudando na digestão do bichano.

Ainda assim, é importante consultar um médico veterinário antes de tomar qualquer decisão que altere a rotina do cão. Peça para que o profissional, com auxílio de exames, elabore a melhor dieta para o seu pet!

Com ajuda da médica veterinária Úrsula Raquel da Silva, preparamos uma lista de alimentos que podem – ou não – ser incluídos na dieta canina. Veja quais são eles:

Alimentos que podem entrar na dieta canina

Abóbora: essa hortaliça é um alimento muito rico em nutrientes e de baixo valor calórico, devido ao pequeno índice de gordura. “A abóbora é amplamente utilizada na culinária. Ela é rica em cálcio, fósforo, potássio, ferro e manganês”, conta Ursula.

Alface: segundo a médica veterinária, esse alimento pode ser ingerido pelo animal, desde que em pequenas quantidades.

Batata: possui uma toxina chamada solanina e se ingerida crua, pode causar vômito e diarréia nos cães. O cozimento é obrigatório, pois é a única maneira de eliminá-las totalmente.

Batata doce: pode ser inserida na dieta dos cães, o alimento é rico em betacaroteno, vitamina B6, vitamina C e minerais. “O betacaroteno reduz o risco de doenças como o câncer, ajuda a neutralizar os radicais livres e as fibras contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo”.

Berinjela: é um fruto rico em vitaminas e minerais. Por conter substâncias antioxidantes, controla o colesterol e os radicais livres.

Brócolis: conhecido por combater células cancerígenas, o alimento é rico em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. Para a médica veterinária, ele pode ser inserido na dieta canina, mas com moderação. “Brócolis contém isotiocianato, uma substância que pode causar irritação gástrica e, em excesso, causa intoxicação em cães.”

Cenoura: alimento pouco calórico que pode ser inserido na dieta canina. É rica em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, além de conter carotenoides, que ajudam a proteger as células do organismo.

Inhame: o alimento é uma ótima fonte de carboidrato, apresentando uma raiz rica em energia, fibras e vitaminas. “Lembre-se sempre de cozinhar bem o inhame e amassá-lo antes de oferecer para o bichinho”, enfatiza a veterinária.

Vagem: rica em vitamina C, é indicada para diminuir o colesterol e, em alguns casos, pode ser utilizada na alimentação de cães diabéticos.

Banana: rica em potássio e vitamina B6, é uma excelente fonte de energia para cachorros, auxiliando também no funcionamento intestinal.

Maçã: a fruta é rica em probióticos e, assim como faz bem para os humanos, também facilita no funcionamento intestinal dos cães.

Pêra: contribui no sistema imunológico e ajuda proteger os tecidos conjuntivos dos cachorros.

Alimentos que devem ser EVITADOS na dieta canina

Couve-flor: o vegetal possui substâncias que, ingeridas em grandes quantidades, podem causar intoxicação ao cão. Por isso, deve ser evitado.

Espinafre: para a veterinária, esse alimento merece atenção especial, devido as suas folhas que contêm uma substância chamada ácido oxálico que, quando consumido em grandes quantidades, pode ser tóxico para os cães.

Cebola e alho: possuem dissulfeto de n-propil, capaz de causar anemia nos pets. Também podem provocar letargia, taquicardia, hiperventilação, gengivas pálidas e, em casos graves, colapso respiratório.

Milho: a espiga de milho é um alimento que não pode ser digerido pelos cães. Caso o pet engula um pedaço, pode ter obstrução intestinal, causando vômito, perda de apetite, incontinência intestinal ou mesmo diarreia.

Batata verde: batatas que ainda não amadureceram contêm solanina, substância que pode causar náuseas, vômitos, convulsões e, posteriormente, problemas de coração ao bichinho.

Abacate: essa fruta é altamente tóxica e proibida para cães. Em sua composição, possui persina, uma substância fungicida, além de um alto teor de gordura vegetal.

Uva: é uma fruta que contém substâncias tóxicas para cães. Pode causar danos ao fígado e rins e, se ingerir grandes quantidades, o pet pode sofrer de insuficiência renal.

As frutas e legumes para cachorro são opções baratas e saudáveis, podendo ser uma alternativa para incluir mais nutrientes na alimentação dos pets.

Porém, é importante consultar um médico veterinário antes de modificar a dieta nutricional do cão. Só assim será possível assegurar uma alimentação completa e saudável para seu melhor amigo!

fonte: Blog Tudo de Bicho