NÃO! Os cães machos não têm cio!
Temos que desmistificar essa ideia e vamos te explicar um pouco sobre como funciona a reprodução nessa espécie.
Os cães machos, quando atingem a maturidade sexual (há uma variação de idade entre as raças, mas pode ocorrer em torno de 6 meses de idade), exibem comportamentos sexuais para com as fêmeas, mas isso não é cio!
Na maturidade sexual, os machos começam a produzir mais Testosterona (T), hormônio sexual masculino, que é a razão da apresentação desses comportamentos, mas essa produção é constante durante toda a vida sexual do animal. E é essa produção que permite aos machos detectar fêmeas no cio através dos feromônios (metil-hidroxibenzoato) que são eliminados na urina das cadelas que estejam nesse período, produzindo odor característico que atrai o macho.
Cio é definido como um momento do ciclo estral da FÊMEA em que ela aceita a monta do macho para copular e se reproduzir. A cadela possui um cio (estro) de média de 09 dias (podendo variar entre 3 dias a 3 semanas). O ciclo estral completo da cadela é de mais ou menos 29 semanas.
Então, já sabem né? Se disserem para você que algum cachorro macho está no cio, você já pode fornecer a informação correta!
Essa afirmação também serve para outras espécies, variando, é claro, o tempo do ciclo estral das fêmeas das diversas espécies domésticas.
fonte: Texto: MedVeterinariaBr / https://www.instagram.com/medveterinariabr/]]>
Leave a Reply