Como saber se o seu cão tem problemas de visão

Seu cão olha para você com saudade, porque ele se sente seguro e confortável em sua presença. Você sente o mesmo olhando nos olhos dele. Essa troca pode ocorrer várias vezes ao dia.

Mas com que frequência você olha nos olhos dele para observar possíveis problemas de saúde?

Estas dicas vão te ajudar a saber se seu melhor amigo está apresentando sintomas de alguma condição de saúde afetando seus olhos:

Faça contato visual frequente

Para gerenciar melhor a saúde ocular do seu cão, preste muita atenção nos olhos dele, para que todos os problemas possam ser identificados em tempo hábil.

Isto é especialmente verdadeiro para cães em risco, como cães mais velhos e raças braquicefálicas. Ao realizar verificações regulares, você pode identificar quaisquer alterações que possam exigir o aconselhamento de um veterinário.

Os sinais a serem observados incluem estrabismo, nebulosidade ou vermelhidão dos olhos. Para cães com pelagem longa ao redor dos olhos, é aconselhável manter esse pelo curto para que você possa ver melhor os olhos dele.

Preste atenção a estes indicadores:

Uma grande variedade de condições pode afetar os olhos de um cão, mas os sintomas visíveis tendem a ser semelhantes. Os sinais de alerta de um problema oftálmico incluem estrabismo e desconforto exibidos pela fricção nos olhos. Alguns tipos de dor nos olhos (por exemplo, devido à alta pressão) podem causar letargia e diminuição do apetite. Vermelhidão, lacrimejamento ou secreção ocular excessiva, nebulosidade ou perda de visão também são sinais de que algo está errado.

O que alguns desses sintomas podem indicar:

Estrabismo – Uma causa comum de estrabismo em cães é a ulceração da córnea. Essas são abrasões na córnea, que é a janela transparente na superfície do olho. A ulceração da córnea é generalizada em cães mais velhos e raças braquicefálicas ou de face plana. Estrabismo e desconforto ocular demandam uma visita urgente ao veterinário, uma vez que se o caso for grave, pode não ser revertido após 24 ou 48 horas.

Secreção – Em cães de raças pequenas de meia idade a mais velhos, a secreção ocular pode significar olho seco (ceratoconjuntivite seca ou KCS). A diminuição da produção de lágrimas causa inflamação da superfície dos olhos, resultando em irritação nos olhos, vermelhidão e, muitas vezes, uma espessa secreção amarela. O KCS é muito tratável se tratado em tempo hábil. Para manter níveis saudáveis ​​de produção de lágrimas, é necessária a aplicação ao longo da vida de colírios.

Aparência nublada – Com a idade, os olhos de um cão desenvolvem gradualmente uma névoa acinzentada ou nebulosidade. Isto é devido a uma alteração normal no olho conhecida como esclerose nuclear. Isso ocorre quando a lente do olho endurece. A esclerose nuclear não prejudica a visão de um cão, exceto em idades muito avançadas, como 14 ou 15 anos. O mesmo tipo de mudança relacionada à idade ocorre em seres humanos e eventualmente nos leva a precisar de óculos de leitura. A esclerose nuclear não afeta a visão do canino e nenhum outro tratamento é necessário.

Tamanhos desiguais das pupilas – Quando o seu cão mostra uma pupila anormalmente pequena, pode ser devido à dor de uma úlcera da córnea ou a uma inflamação no olho. Tamanho desigual da pupila em que a pupila é anormalmente grande pode significar glaucoma ou descolamento de retina. No entanto, em cães mais velhos, um processo normal de envelhecimento chamado atrofia da íris pode causar alterações no tamanho das pupilas, tornando-as desiguais.

Terceira pálpebra visível – A elevação ou maior visibilidade da terceira pálpebra de um cão (todos os cães têm isso, mas você geralmente não a vê) geralmente ocorre devido a dor ou irritação nos olhos. Quando o olho de um cão dói, o olho tende a afundar novamente no encaixe ocular. Isso permite que terceira pálpebra se levante passivamente sobre o olho. Isso também pode acontecer quando um cachorro adormece e os músculos ao redor dos olhos relaxam, mas não há nada com que se preocupar.

Muitas condições oculares que causam dor também causam sensibilidade à luz, então a proteção UV pode ajudar a melhorar o conforto do animal. Algumas doenças oculares menos comuns são agravadas pela exposição à luz UV (por exemplo, o pannus no cão pastor alemão é uma doença ocular inflamatória auto-imune que é mais comum em áreas de grande altitude devido ao aumento da exposição à luz UV).

Teste a visão do seu cão

Quando o seu cão começa a bater nos móveis, não consegue encontrar a tigela de água e / ou não quer sair à noite, ele pode estar com perda de visão. A sugestão nesses casos é a criação de uma pista de obstáculos tanto na iluminação muito fraca / escura quanto na iluminação diurna regular para ver se o cão esbarra em alguma coisa. A resposta à ameaça pode ser usada – acene com o punho fechado próximo ao olho e, se houver visão, o cão deve piscar o olho.

Outro exame oftalmológico que você pode fazer é soltar duas ou três bolas de algodão na frente do seu cão. Se ele as vir, ele terá algum tipo de reação, como latir ou se mexer. Se ele não reagir, pode estar perdendo a visão e você deve consultar seu veterinário para um diagnóstico específico e discutir suas opções.

É aconselhável verificar os olhos do seu cão com frequência observando se há vermelhidão, nebulosidade, estrabismo ou algo fora do comum. Uma verificação geral da saúde uma vez por semana, em que você cheque o hálito do cachorro, escove seus dentes, limpe os ouvidos e olhe nos olhos, permite descobrir alterações que podem indicar um problema de saúde, doença ou lesão.

fonte: Rex Specs