Doença do carrapato

A babesiose, mais conhecida por doença do carrapato, é uma enfermidade que pode atingir cães de todas as raças, portes e idades. Causada no Brasil pelo protozoário babesia canis; ii., que entra em contato com os cães através do carrapato marrom transmitindo uma hemoparasitose conhecida como babesiose.

Após alojado entre os pelos do cachorro e se alimentando de seu sangue, o carrapato libera os protozoários na corrente sanguínea de seu hospedeiro, fazendo que eles rompam os glóbulos vermelhos através de sua proliferação no interior deles e causem a babesiose.

Com a destruição dos glóbulos vermelhos, a doença do carrapato passa a causar anemia, perda de apetite, palidez, icterícia (pele e olhos amarelados), urina escura e até mesmo cansaço e depressão no animal, que começa a não ter força para se movimentar ou brincar. Se não diagnosticada e corretamente tratada, a babesiose pode ser mortal ao bichinho.

Prevenindo e tratando a babesiose

Os carrapatos podem estar presentes por todo lugar onde o cão possa circular, seja ele morando em um sítio, chácara, ou uma casa na cidade. Além disso, contato com animais infestados também pode passar o agente transmissor para o cão saudável, por isso, a melhor forma de prevenção da babesiose é ter atenção redobrada no banho e escovação do animal, garantindo que nenhum carrapato se aloje nele. Coceira no cachorro pode ser sinal de que ele está com carrapato.

O tratamento deve ser ministrado pelo médico veterinário, visando combater os parasitas e corrigir as desordens ocorridas no organismo do animal acometido, tal como a insuficiência renal. Atualmente existe uma vacina para a doença na Europa, mas ela ainda não se mostra muito eficaz.

O uso de remédios para carrapatos como pós, sprays e banhos possui substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde do pet que já está debilitado, por isso, esses tratamentos nunca devem ser utilizados fora da supervisão do veterinário.

O mais importante é o combate dos carrapatos que estão no ambiente, pois, mesmo que ele não esteja infectado pela babesia, ele ainda sim se aloja no cachorro e se alimenta de seu sangue, como acontece também com as pulgas. Uma vez o carrapato exterminado do ambiente, cão e dono podem viver com mais saúde e tranquilidade. A maioria dos carrapatos fica no ambiente e só uma pequena porção no animal, por isso, se você não acabar com os carrapatos no ambiente terá sempre uma reinfestação no animal.

Por Raquel Madi / Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567)
Fonte: CachorroGato @ https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/babesiose/