A ração certa para cada fase da vida

Você já se deparou com uma infinidade de rações nas prateleiras dos pet shops e ficou na dúvida sobre qual seria a mais indicada para o seu animal? Pois bem, este é um questionamento muito comum, principalmente para quem decide ter certeza de que comprará um alimento completo para o animal, respeitando a idade e o porte dele.

Para acertar na escolha, a primeira recomendação é buscar as necessidades calóricas e nutritivas do pet, uma vez que se diferenciam do filhote para o adulto. Quando pequeno, a ração deve ser composta por suplementos nutritivos e calorias específicas. Porém, esses mesmos ingredientes podem causar obesidade e outros problemas ao animal que permanecer com tal alimentação em sua fase adulta.

O mais indicado é que o tutor dos animais, tanto cães quanto gatos, consulte um médico-veterinário, pois um cão de pequeno porte amadurece entre os 10 e 12 meses de vida, enquanto os animais de raça média levam um ano, e as raças grandes demoram 16 meses para atingirem a fase adulta. Para os gatos, o critério é parecido; até 12 meses de vida são considerados filhotes. Para a troca de ração, nestes casos, é muito importante considerar, ainda, as raças, portes e valores nutricionais, seguindo a rotina de amadurecimento do pet.

A troca deve ocorrer de forma gradual, por isso, é importante acrescentar a nova ração aos poucos, misturando com a habitual. A cada dia é possível aumentar a quantidade da nova dieta, mantendo os horários costumeiros de servi-la e observando a aceitação do animal. Essa dinâmica pode ser feita durante quatro dias e, no quinto, servir somente o novo alimento – desta forma, minimizando a possibilidade de rejeição.

Para os filhotes, o recomendado é se alimentar de três a quatro vezes ao dia, sendo essa quantidade reduzida conforme o crescimento do pet. É por isso que, quando chegar à fase adulta, a ração deve ser trocada. Um animal de estimação adulto come, ao menos, duas vezes ao dia. Já quando atinge sete anos ou mais, a alimentação deve ser diferenciada e específica para os pets que se enquadram na categoria mature.

(Fonte: Total Alimentos, adaptado pela AI / Qualuttas Blog)

]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published.