Doenças mais comuns em filhotes de cães

não deixar o filhote em contato com animais doentes, ambientes contaminados ou ambientes com possíveis fontes de contaminação como parques públicos e praças, já que vacinação ainda não está completa, pelo menos, até os 4 meses de idade do filhote. E ainda, devemos ter cuidado com algumas doenças para as quais a vacina não é comprovadamente eficaz, como a cinomose, dirofilariose e outras.
As doenças mais comuns em filhotes de cães são as doenças relacionadas ao trato gastrointestinal do cachorro, que podem ter como agentes vírus, bactérias, protozoários e vermes intestinais. Como nos primeiros meses os filhotes dependem dos anticorpos recebidos através da mãe pela amamentação, e é um costume bem grande desmamar os filhotes com apenas 1 mês de idade, filhotes acabam ficando bem mais vulneráveis a uma série de doenças que, inclusive, podem levá-lo à óbito, já que doenças do trato digestivo tem como principal sintoma a diarreia o que leva a uma rápida desidratação do filhote.

1. Quase todos os filhotes vêm infectados com vermes intestinais. Os parasitas mais comuns encontrados em cães são o DypilidiumToxocara canisAncylostama sp, Giardia sp. Os sintomas mais comuns são diarreia, perda de peso, barriga inchada, em alguns casos quando a infecção é muito grande, animais muito jovens podem vir à óbito. É possível identificar a infecção parasitária por meio de exames de fezes.
  2. Outra situação bastante comum em filhotes de cães resgatados das ruas são as pulgas e carrapatos, que são grandes transmissores de doenças importantes, como a Babesiose, Erliquiose e Anaplasmose, que podem levar o filhote à morte. O controle desses parasitas pode ser feito com o uso de antiparasitários específicos para filhotes e com o controle das pulgas e carrapatos no ambiente.
  3. A Sarna é uma doença causada por ácaros e causa muita coceira e lesões em pontas de orelhas, focinho, cotovelos, axilas e extremidades do dorso. Alguns tipos de sarna são transmissíveis aos seres humanos e a outros animais, devendo-se ter cuidado ao manipular um filhote com sarna e mantê-lo isolado de outros cães e gatos saudáveis.
  4. Fungos também causam bastante coceira e são altamente transmissíveis a outros animais.

Doenças contagiosas em filhotes de cachorro

As doenças infectocontagiosas que mais acometem cães e as mais arriscadas à vida do filhote são:

1. Parvovirose – O filhote pode morrer em poucos dias após infectado, devido à lesão na mucosa intestinal que faz com que ele tenha diarreia com sangue, desidratando-se muito rapidamente. O agente causador é um vírus extremamente resistente no ambiente, e pode infectar filhotes e animais com baixa imunidade por meio do contato com fezes de animais infectados, e até mesmo objetos inanimados como potes de comida e água, inclusive roupinhas e caminhas que tenham sido usadas por um animal doente. A parvovirose possui grande incidência em filhotes com menos de 6 meses de idade, podendo ser fatal, por isso é importante evitar lugares com muita aglomeração de cães dos quais não se sabe a procedência, já que cães adultos podem ser portadores do vírus no estágio inicial da doença, sem que o tutor tenha conhecimento disso.
  2. Cinomose – O agente causador também é um vírus, conhecido como vírus da cinomose canina. A transmissão pode ocorrer de forma direta ou indireta, pois o vírus da cinomose canina é resistente em ambientes secos e frios podendo sobreviver por até 10 anos, ao passo que em ambientes quentes e iluminados são bem frágeis, da mesma forma, o vírus não resiste à desinfetantes comuns. A doença causada pelo vírus acomete o sistema nervoso, e apesar de haver a cura se descoberta em seus estágios iniciais é comum que o cão fique com sequelas, em filhotes com menos de 45 dias de vida, quase sempre é fatal. Devido a isto, é importante vacinar os animais e higienizar muito bem o ambiente antes da chegada de um novo filhote, caso seu cão anterior tenha falecido por conta da cinomose.

fonte: https://www.peritoanimal.com.br/