Limpar os ouvidos ajuda a evitar doenças no seu cão

Além de banho, tosa e manter as vacinas em dia é preciso estar atento, também, à limpeza das orelhas dos cachorros. Sim, eles produzem cera e o ideal é higienizar o local a cada 15 dias, com um chumaço de algodão e um produto específico, o ceruminolítico, que auxilia na quebra da secreção dentro do ouvido do cão. O produto pode ser encontrado em casas e clínicas veterinárias.

“Não é indicado usar objetos pontiagudos que possam ir muito a fundo no canal auditivo do cachorro e nunca usar água, porque ela demora para evaporar e pode causar problemas como otite e proliferação de bactérias”, diz a médica veterinária Aline Leal, que lembra o caso de outras doenças como a sarna e ácaros.

como-limpar-as-orelhas-de-caes-5Também não é aconselhado utilizar álcool aquecido, pois, segundo Leal, o produto até auxilia a tirar um pouco da umidade do ouvido, mas se entrar em contato com o tímpano, pode causar irritação no local. Para evitar problemas como a otite é preciso fazer a higiene, mas também estar atento aos sinais do animal.

“Quando ele está com algum incômodo, geralmente coça as orelhas com as patas traseiras, chacoalha muito a cabeça, pode ficar mais irritadiço e até mesmo mais agressivo com uma simples passada de mão do dono”, acrescenta Aline Leal.

Donos de cães com orelhas peludas ou compridas, como poodles e cockers, devem ficar atentos, já que eles apesentam maior propensão a desenvolver doenças de ouvido, pois as orelhas abafam a saída do ouvido. Ao dar banho, é preciso ter cuidado, também, para não deixar que a água entre no ouvido do cachorro.

Se a limpeza da região é realizada mais de duas vezes durante a semana ou se o cheiro da secreção está muito forte, o mais indicado é levar o cão ao veterinário. Conforme Leal, o certo é que o animal não forme uma crosta de cera e que não haja dificuldade no momento de realizar a higiene do local, caso isso aconteça, pode ser indicativo de problema. ‘

“ É bom é que, nesses casos, o dono não tente resolver a situação sozinho. Além disso, é importante que ele tenha cuidado para não deixar fiapos de algodão dentro do ouvido do cachorro quando for limpar’, diz a médica veterinária, Aline Leal.

fonte: Pata a Pata