Os cães tem ciúmes, assim como nós. Como lidar com isso?

Ciúmes do dono Às vezes seu cão tem tanto ciúmes de você que acaba atacando outras pessoas quando se aproximam. Isso é muito comum e geralmente nós mesmos somos os principais responsáveis por esse comportamento. largeGeralmente quando um cão rosna ou late, as pessoas costumam não repreender essas atitudes, o que pode evoluir, chegando ao ponto do cão querer morder qualquer coisa que se aproxime para proteger o seu dono. Normalmente acabamos achando engraçado ou fofo, mas o resultado é uma crescente dominância do cão sobre o dono, uma atitude que pode piorar a cada dia. Nesses casos precisamos mostrar ao cachorro que ele não é o seu dono e que é normal você interagir com outras pessoas e animais, e nem por isso ele vai ser deixado de lado. Uma pequena bronca nas horas de maior fúria de ciúmes de seu cão, pode trazer bons resultados. Mostre a ele que isso é inaceitável, sempre que ele agir de tal forma. E lembre-se, de que, você que deve dar a bronca, e não a pessoa que está sendo atacada. É importante também que tanto você, como a pessoa que chega, tornem esse momento divertido e agradável para o cão. Com sua supervisão, peça para a visita brincar com ele, e que lhe dê petiscos ou brinquedos, assim ele associa a visita com algo divertido.

Problemas com outro pet

Pode ser a chegada de um novo filhote ou apenas a visita de um animal diferente. Nunca alimente a fúria de seu bichinho e não aceite o mal comportamento, sempre dê broncas também. Nunca deixe de fazer carinho em seu cão quando outro animal se aproximar, procure fazer bastante festa, carinhos e brincadeiras, assim ele associa a interação como algo positivo.

dog-getting-jealous-400x267A chegada de um bebê

É muito comum que os cães tenham ciúmes de um bebê, pois para ele significa que dividirá o seu espaço com um estranho. Durante a gestação, vale a pena planejar sua vida com o bebê incluindo o seu cão em sua futura rotina. As consultas aos médicos e preparativos para a chegada do bebê podem deixar seu amigo de lado, então podem surgir certas cenas de ciúmes, que podem ser de várias maneiras, como alguns uivos, miados, falta de apetite, xixi fora do lugar, alguns chegam até a ficar depressivos. O ideal é que o casal saiba dividir a atenção entre o bebê e o animal, não o deixando de lado. Em casos mais graves de ciúmes, seu cão pode desenvolver algum tipo de complicação, como depressão e falta de apetite, o que pode levar a anemias sérias, desidratação e problemas psicológicos. Fique atento ao seu melhor amigo, e surgindo algum sintoma, busque orientação com o médico veterinário.   fonte: http://www.portalpets.com.br]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published.