Ração úmida – prós e contras

ração-úmida-para-gatos Além disso, gatos também possuem predisposição às doenças do trato urinário devido ao hábito de beberem pouca água, então aí está mais uma vantagem da ração úmida. Seu teor de umidade é de 80%, contra 10% da ração seca, evitando a formação de cálculos urinários. Ração úmida para cães Os cachorros, por sua vez, utilizam como fonte primária de energia o carboidrato, assim como os humanos. No entanto, isso não significa que eles não podem consumir rações úmidas. O ideal é balancear. Para saber a quantidade correta de acordo com as necessidades nutricionais do seu cão, o melhor é consultar o veterinário. Ração úmida para cães e gatos idosos A ração úmida também é indicada para animais idosos que já perderam alguns dentes e/ou animais debilitados que estão com apetite seletivo devido a alguma doença. Para estes casos, existem, ainda, rações úmidas terapêuticas, que tratam determinadas enfermidades e se encontram nesta versão úmida afim de estimular o paladar do animal. Um exemplo é a ração para doentes renais, que possui menor teor de proteínas e fósforo. Existe alguma desvantagem em oferecer a ração úmida? Sim. A ingestão de ração úmida em maiores quantidades aumenta as chances de o animal desenvolver placas bacterianas nos dentes. Além disso, dependendo da marca, a ração pode apresentar alta concentração de conservantes e corantes, podendo causar alergias se houver exagero no consumo. Outro ponto negativo sobre essas rações é seu prazo de validade mais curto. Após aberta, a ração úmida pode ser guardada apenas na geladeira por, no máximo, 3 dias. Ela também possui um custo mais elevado em relação à ração seca, se comparado por kg. Qual a quantidade certa de ração úmida para o animal? O ideal para gatos é substituir uma refeição do dia por um sachê. Já para cães, pode ser oferecida como recompensa por bom comportamento. Com moderação, todos são beneficiados! Inclusive o tutor, que fica feliz em agradar seu companheiro!]]>