Sinais de Desidratação em Cães

A desidratação em cães é uma condição comum e potencialmente fatal. É o resultado de não beber água e perder muito líquido. Requer atenção veterinária imediata.

Se não tratada, a desidratação pode causar sérios danos aos órgãos e até a morte.

Todos os cães estão em risco de desidratação se não comerem ou beberem o suficiente.

Se o seu cão pode se recusa a beber água, isso pode ser um sinal de uma doença subjacente, como insolação ou febre. Ou pode ser que ele simplesmente estejam se sentindo enjoado, letárgico ou com dores.

Animais de estimação podem desidratar se perderem muito líquido com vômitos e diarreia.
A desidratação também pode ser causada pela passagem de urina do animal com mais frequência e em volumes maiores que o normal. Isso pode acontecer quando os cães sofrem de insuficiência renal, diabetes e outros problemas internos. Essas condições também costumam fazer com que os animais bebam mais água. No entanto, isso geralmente é insuficiente para compensar o grande volume de fluido que eles estão perdendo.
É vital que você procure atenção veterinária se o seu cão mostrar alguma alteração na micção ou nos hábitos de beber água.

Sinais de Desidratação:

• Olhos fundos
  • Gengivas secas
  • Letargia
  • Fraqueza
  • Colapso
  • Perda de elasticidade da pele

Para saber se o seu cachorro está desidratado, puxe, sem pressionar muito, a pele do animal atrás do pescoço. Em seguida, estique e deixe-a soltar. Em um cão hidratado, a pele deve voltar rapidamente ao lugar. Se você soltar a pele e ela voltar lentamente, seu cão provavelmente está desidratado.

Observe também as gengivas do seu cão. Gengivas saudáveis devem estar molhadas. Gengivas secas podem ser uma sugestão de desidratação.

Beber pouca água pode ser um indicativo de Leptospirose, Parvovírus e Pancreatite. Sendo assim, a pouca ingestão de água pode causar desidratação, pedra nos rins, falência nos órgãos e até a morte.

Como evitar a desidratação:

Deixe vasilhas de água nos lugares que o seu cachorro normalmente fica, do lado do comedouro e perto de sua cama.
Ao observar o seu cão bebendo água, elogie-o.

– Garanta que seu cão tenha amplo acesso a água limpa e fresca. Em seguida, verifique a tigela a cada poucas horas.
– Limpe a tigela de água do seu cão diariamente para evitar bactérias.
– Leve garrafas de água com você em uma caminhada ou quando estiver viajando.
– Evite exercitar seu cão em clima quente.
– Nunca deixe seu cachorro em um carro.

Os cães devem ter acesso a água limpa e fresca ao longo do dia.

Como regra geral, eles devem beber cerca de 50 a 60 ml de água por quilograma de peso corporal por dia.

Tratamento da Desidratação:

Se o seu veterinário suspeitar que seu cão está desidratado, é provável que ele faça um exame completo da cabeça aos pés.

O objetivo disso é estabelecer a gravidade da desidratação e identificar a causa potencial.

É provável que o seu veterinário recomende alguns testes, como amostras de sangue, raios-x e exames de ultrassom.

Uma amostra de sangue é uma maneira rápida e fácil de esclarecer a gravidade da desidratação do seu animal de estimação e pode ajudar a identificar uma causa e decidir qual tratamento é necessário.

A maneira mais eficaz de tratar a desidratação é colocar o animal no soro. Isso substituirá todos os fluidos já perdidos e também evitará mais desidratação.

Um método alternativo para reidratar animais de estimação é administrar fluido sob a pele. Este líquido é então absorvido por algumas horas. No entanto, é menos eficaz na correção da desidratação do que o soro intravenoso, e é adequado apenas para casos leves.

Soluções de reidratação oral também podem ser usadas se o animal ainda estiver aceitando beber água e não estiver perdendo líquidos por problemas renais, vômitos ou diarréia.

Dependendo dos sintomas que o seu animal de estimação está mostrando, eles também podem precisar de antibióticos, medicamentos contra a doença e alívio da dor.

fonte: Portal do Dog