O gato Sphynx, também chamado de “esfinge”, por lembrar o monumento egípcio, chama a atenção por sua aparência exótica, que atrai muitos fãs e causa estranheza em ou outros tantos. Sem dúvida, essa não é uma escolha para aqueles que gostam de gatinhos peludos, com jeito e ursinho de pelúcia.
Resguardado por uma minoria durante muito tempo, a raça de gatos Sphynx vem ganhando admiradores apaixonados. Com uma história de origem bastante curiosa, este gatinho originário do Canadá desperta a curiosidade de todos e a paixão de quem convive com ele. A ausência de pelos aparentes é uma das características mais conhecidas, porém sua descrição não deve parar por aí.
Esta raça é extremamente afetuosa, cheia de disposição, muito brincalhona, sociável, inteligente e bastante ligada ao dono. Esta ligação forte com o dono se assemelha muito à relação que os cães têm com as pessoas, uma vez que o sphynx segue o dono em todos os cantos da casa e o festeja sempre que chega ao lar, mas claro sem perder as demais características particulares dos gatos. Engana-se quem pensa que esta raça não necessita de cuidados diários com a pelagem ou a pele como os outros animais. Com o corpo coberto por uma fina camada de pelugem de coloração variada, apresenta também uma camada oleosa sobre a pele com o objetivo de hidratar e proteger da exposição extrema ao sol, ao calor e ao frio. Porém, essa camada em excesso pode causar mau cheiro e aspecto engordurado. A limpeza diária com lenços umedecidos específicos e o banho mensal com xampu neutro propiciam uma pele saudável e agradável ao toque. Não possuem muitos problemas de saúde específicos, necessitando visitas ao veterinário apenas para vacinação e check-up de rotina na maioria das vezes. Veja o filhote de Sphynx tomando banho…. [gallery link="file" columns="5" ids="739,740,741,742,743,744,745,747,748,749"]
Leave a Reply