A Linguagem Corporal dos Cães

A Linguagem Corporal dos Cães

Ontem postamos sobre a linguagem sonora dos cães. Mas o comportamento dos nossos amigos é muito mais rico e também pode ser melhor compreendido quando se observa as expressões corporais. Segue as dicas:

Orelhas: quando estão em pé representam atenção e alerta. Para trás com o rabo balançando e expressão calma representa uma atitude amigável. Contudo, também podem sinalizar medo ou nervosismo, indicando que a pessoa ou o animal se afastem e, neste caso, o rabo fica entre as pernas e o corpo abaixado.

Sobrancelhas: são arqueadas quando o cão quer dominar a situação, passando a encarar a pessoa ou outro animal.

Olhos: olhar fixamente para pessoas ou para outro cão representa dominação ou agressividade, junto com outros sinais como o arrepio do pelo e o movimento do corpo para frente. Pode indicar também que o cão está focado, como em casos de respostas para comandos, mas a expressão facial dele estará tranquila quando. Um olhar atento é bem diferente de um congelado com intuito agressivo. Os cães costumam piscar para mostrar que são amigáveis. Estreitam os olhos e desviam o olhar quando estão inseguros.

Boca: apertar os lábios ou lambê-los são sinais de insegurança ou estresse. Ambas as expressões enrugam o focinho que normalmente costuma ser liso. Na maioria das vezes o levantar de lábio expondo os dentes demonstra agressividade. No entanto , alguns cães têm esse comportamento com outra finalidade: estimulados pelos tutores que os induzem a “sorrir”, acaba tornando-se um comportamento condicionado.

Pescoço: cães confiantes deixam o pescoço reto e ereto. Cães inseguros deixam os pescoços abaixados de forma a expor a garganta a outros cães, passando a ideia de que não são perigosos.

Costas: as costas retas demonstram confiança. As curvadas demonstram insegurança e submissão.

Cauda: é muito importante para o equilíbrio, sendo o principal indicador de humor canino. A prática de corte da mesma é, hoje, errada e ilegal. Um cão confiante mantém a cauda ereta, deixando o odor das glândulas anais circularem livremente e anunciarem sua presença. A cauda entre as pernas demonstra que o cão está com medo e em estado de submissão. Balançar rápido significa excitação e simpatia. Cauda ereta com movimentos lentos demonstra confiança cuidadosa. Quando ereta e sem movimentos, indica algum problema. Já quando parada e esticada, significa que é melhor se afastar.

Além disto tudo, outra coisa importante para observar no comportamento canino são as expressões faciais. Elas podem ser muito sutis, fazendo com que seja fácil confundi-las e não notar. Alguns cães demonstram com mais facilidades que outros.

Fonte: Canal do Pet – iG

Leave a Reply

Your email address will not be published.