Sinais de que o seu cachorro pode estar com vermes

Sinais de que o seu cachorro pode estar com vermes

As verminoses são doenças que afetam os cães em algum momento da vida e são recorrentes. Nem sempre é possível identificar logo de cara que o bichinho está com vermes, mas ficar de olho é muito importante. Alguns sinais no comportamento podem indicar a presença dos indesejáveis parasitas. Detectados precocemente, o tratamento e a melhora acontecem de forma mais rápida e sem danos mais graves à saúde do animal. Em estágios mais avançados, a contaminação por vermes pode colocar em risco a vida do cãozinho.

Existem alguns sintomas comuns que revelam se um cão está com vermes. Geralmente, as fezes do animal podem apresentar coloração diferente, presença de grãos ou diarreia. Entretanto, alguns vermes não se manifestam nas fezes e, neste caso, a atenção deve ser redobrada. Ao menor sinal, leve seu amigo ao médico veterinário para um diagnóstico completo.

Sinais mais comuns

Pelo pálido
A saúde do animal pode ser avaliada, de uma forma bem geral, pela qualidade de seu pelo. Um cachorro saudável tem pelos brilhantes e macios, já um cão com vermes ou com outra condição que esteja comprometendo o funcionamento do organismo pode apresentar uma pelagem sem vida, pálida e ressecada. Se o pelo do seu amigão estiver fraco e caindo em excesso, pode ser sinal de vermes.

Diarreia
Um sintoma muito comum no caso da presença de vermes é a diarreia. Além disso, como vimos, alguns parasitas podem ser facilmente visualizados nas fezes do animal. Um exame feito pelo médico veterinário é que vai apontar o diagnóstico correto, já que a diarreia também pode estar associada a várias disfunções intestinais, mas é um sinal bastante forte da contaminação por verminoses.

Tosse
A tosse não é muito comum em cachorros, mas pode ocorrer em caso de vermes do coração, um dos casos mais graves de contaminação por parasita. Esse sintoma costuma aparecer em estágios mais avançados da doença. Caso perceba tosse e outros sintomas, não hesite e corra para o veterinário.

Perda de apetite e peso
Aquele cão devorador está recusando o alimento? Esse comportamento alterado no seu cão sempre “bom de garfo” pode indicar que ele está com vermes. A recusa de comida, leva a perda de peso e ao desânimo, permanecendo muito tempo cabisbaixo. Preste atenção a esta mudança.

Vômitos
Assim como diarreia, o vômito é muito comum. Em alguns casos, a lombriga pode ser observada no vômito, mas não é regra. O vômito em excesso também leva à prostração e perda de peso.

Apatia pode ser vermes
Como citamos, o comprometimento físico reflete diretamente no comportamento. Se seu amigo de quatro patas é sempre saltitante, brincalhão e de repente ele passa a ficar deitado pelos cantos, depressivo, você deve se preocupar, pois pode ser verme.

Barriga inchada
Um dos principais sinais de vermes, inclusive em humanos, é a barriga inchada. Em caso de inchaço sem motivo aparente, leve ao médico veterinário para exames de fezes. Em alguns casos, o cão pode até sentir dores abdominais.

Irritação na pele
Cães que apresentam irritação na pele como manchas ou coceira em excesso podem estar com vermes.

Vermes nas fezes
Como mencionado, alguns vermes podem ser vistos a olho nu. Ao avistar objetos não identificados, corpos estranhos nas fezes do seu animal, na área do ânus ou até mesmo se movendo pela pele, leve seu animalzinho para uma consulta.

Atraso no crescimento
Esse sintoma está comumente associado aos filhotes, geralmente, os mais suscetíveis às verminoses por conta da formação da imunidade.

Coceira no bumbum
É um sinal clínico comum de algumas espécies de vermes. O animal costuma sentir um incômodo tão forte nessa região que arrasta ou coça o bumbum no chão para aliviar a sensação. Esse tipo de comportamento também é bem visível e um gatilho para você procurar por orientação médica.

Ficar atento aos sinais e manter seu cão com a vermifugação em dia, feita de forma correta, com as doses e o tempo certo, são as formas mais eficazes de proteger a saúde do seu animalzinho.
Os vermes quando não tratados podem causar perda de consciência e, em casos mais graves, até morte. Por isso, não pense duas vezes antes de levar seu peludo ao médico veterinário em caso de surgimento de algum desses sintomas.

 

fonte: Konig

Leave a Reply

Your email address will not be published.